sábado, 25 de fevereiro de 2012

Em Chamas (Jogos Vorazes #2) de Suzanne Collins

Postado por Paula Roberta
 

Título: Em Chamas (Catching Fire)
Série: Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Autor (a): Suzanne Collins


"Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem." 


 Oi pessoal! Eu sei que que demorei um pouco muito pra postar essa resenha mas antes tarde do que mais tarde (você pensou que eu ia escrever nunca, né?! Pois é... Eu também pensei...).
  Bem, você já viram aqui no blog que eu posto resenhas certinhas e detalhadinha, como essa, e resenhas meio sentimentais, como essa. Comparações à parte, eu já li esse livro faz um tempo... Agora vou resenhar... E o modelo de resenha depende do meu humor e do que eu senti pelo livro então... Vamos logo pro assunto.
 ALERTA:
 Katniss Everdeen e Peeta Mellark ganharam os Jogos e agora têm dinheiro, comida e uma casa.
 Após Katniss ter acertado, pegado, amarrado e despedaçado o coração do pobre Peeta, ele ainda continua a amá-la... Mesmo sabendo que Katniss não o amava...
 Poor Peeta...
image
 Katnip-comida-para-gatos deve continuar a encenação quando ele partem para o Tour da Vitória. Eles teriam que desfilar de Distrito à Distrito fingindo ainda ser os amantes star-crossed. 
 Mas nem tudo são rosas e, após uma tentativa de assassinato em um dos distritos, Katniss percebe o que realmente está acontecendo e que os Jogos nunca acabam pois ela venceu a batalha mas não venceu a guerra (sempre quis dizer isso ;-).
 A cada distrito em que passam eles vêem as consequência do seu ato de rebeldia: o início de uma rebelião.
 Quando voltam para o 12, Katniss descobre que essa batalha ainda não estava ganha: a mando de Snow (o presidente de Panem) ela precisaria continuar a fingir que amava Peeta. E ainda mais: teria que se casar com ele!
 Apaixonada por Gale mas decidida a salvar seu distrito e sua família, Katniss decide se casar com Peeta, que também entra pra brincadeirinha farça. 
 E chega o dia de anunciarem o Massacra Quartenário, uma edição comemorativa dos Jogos realizada a cada 25 anos. E dessa vez, os tributos serão escolhidos entre os vencedores dos outros Jogos. 
 Então é aí que a ficha cai: eles terão que voltar para a arena.
 Deixa de blá-blá-blá sem motivo. Um dos motivos que me fazem a Katniss é a indecisão dela. Ela ama o Peeta, todos sabem disso, menos ela, mas ela se recusa em admitir.
 Então eles vão novamente até o Capitólio e quando chegam lá conhecem os vencedores dos outros Jogos, entre eles Finnick e Johanna (guardem esses nomes).
 Daí nosso querido Kateeta (ou Peetniss) começam a se aproximar e conversa vai, conversa vem você começa a se empolgar! Pensa que ela finalmente vai admitir que o ama...
 E é aí que a Katniss novamente estraga tudo como se eu já não soubesse que ela ia fazer isso...
 O livro é beeeeeeeeeeeeeem mais fofo que o primeiro e as cenas com o Peeta são todas muito fofas!
 Dessa vez a arena foi feita realmente para trucidar os tributos.
 O casal de ouro forma uma parceria com os tributos Finnick e Mags.
 Esse livro tem direito à chuva ácida, ondas gigantes, bestantes etc etc. Eu, particularmente, AMO cenas assim. Esse livro é quase tão nojento quando JV.
 Entre cenas do 12, dos Tour do Capitólio e da arena, são mais de 400 páginas de desespero, romance e ódio eterno da Katniss.
 Oh, spoiler podem existir mas tudo que é demais faz mal mentira.
 Enfim, até eu estou achando essa resenha confusa... 
 Quando o livro é especial pra mim a resenha sai assim... Uma porcaria total... Só quem já leu vai entender!
 Agora... Sobre a parte visual do livro. Capa original mantida (gostaram mesmo dela ou foi falta de criatividade?) e título traduzido mudado de Pegando Fogo para Em Chamas. Nada contra mas, no primeiro livro, eles falavam que Katniss era a garota pegando fogo ou algo assim e no segundo simplesmente mudam para a garota em chamas? Esse é outro assunto: a tradução! Editoras, pelo amor de Deus: REVISEM SEUS LIVROS! Tanto JV quando Em Chamas tem uma tradução precária! Caprichem mais! Eu não pago quase 30 reais em um livro pra não entender meia frase!
 By the way, o livro é incrível! Sugiro pra quem gosta de livros sobre mundo distópico, sangue, carnificina e para quem está procurando desesperadamente por alguém que possa odiar. Mas, of course, você tem que ler o livro Jogos Vorazes primeiro.
 E com uma resenha completamente confusa eu brindo à felicidade, aos livros, aos escritores, ao Peeta e à grande pessoal responsável pelo elenco da adaptação de Jogos Vorazes que enfiou um moreno baixo no lugar do Peeta e uma loira (ou loura?) alta no lugar da Katniss. Te respeito muito *cof* mentira *cof*
 Beijos!!!
 E que a sorte esteja sempre à seu favor!

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,
Deixe seu recado para mim!
Se for uma pergunta digite o seu e-mail que eu responderei!
Beijinhos e ótima leitura!

 

A Ordem dos Livros Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Make Money from Zazzle|web hosting